Reabilitação Oral
Próteses Fixas
O objetivo das Próteses Dentárias é colmatar a falta de certas estruturas dentárias, desta vez dos próprios dentes, contribuindo também para devolver à boca as suas funções e aspeto naturais.
Têm ainda a vantagem de serem feitas à medida de cada paciente, adaptando-se às suas necessidades e características, além de permitirem um efeito o mais natural possível e sem desconforto.
A prótese dentária fixa ou dentadura fixa tem como objetivo restaurar, parcialmente ou na totalidade, a coroa de um ou mais dentes ou mesmo compensar a sua ausência. As próteses dentárias fixas podem ser colocadas sobre os dentes naturais ou sobre implantes dentários (prótese sobre implante), não podendo ser removidas pelo paciente.
Na confeção da prótese fixa, a prótese protocolo implica o preparo prévio dos dentes naturais para serem recobertos com as coroas ou pontes, normalmente feitas pelo protésico e cimentadas pelo dentista. No caso de prótese fixa sobre implantes, serão fixas aos mesmos (parafusada).
A prótese sobre implante dentário geralmente é fixa mas existem casos em que também pode ser removível, através da fixação aos implantes dentários com um grampo, molas de encaixe ou “clips” que estabilizam a prótese quase como se fosse fixa, mas permite ao paciente removê-la.
Próteses removíveis
A prótese removível, muitas vezes conhecida como dentadura, é uma maneira não invasiva de se substituírem os dentes perdidos ou danificados.
Estas próteses podem ainda ser acrílicas ou esqueléticas.
As primeiras, conhecidas como “placas”, são fabricadas numa resina acrílica e apoiam-se nas gengivas e no céu da boca.
As segundas possuem uma base metálica que é apoiada também sobre a gengiva e nos dentes que sobraram, através de uma espécie de ganchos.
A limpeza da prótese deve ser feita com a mesma fora da boca, de forma a obter melhores resultados. Deve utilizar uma escova de dentes com cerdas suaves ou uma escova específica para higienizar as próteses dentárias, de forma a prevenir que se gerem pequenas ranhuras durante a limpeza que abrem espaços para a acumulação de bactérias. Evite utilizar uma pasta de dentes comum, dado que as pastas convencionais não são apropriadas para a limpeza das próteses, uma vez que causam erosão.
Não é sem duvida a solução mais indicada e mais confortável mas atendendo a maior parte da população é sem duvida mais simples e mais económica.
Tal como em qualquer dos tratamentos em medicina dentária, as próteses requerem uma manutenção regular e cuidados especiais em termos de higiene oral pelo risco aumentado de cárie sobre os dentes de suporte, logo deverá marcar uma consulta de rotina de 6 em 6 meses.